Soluções
O Assessment é um processo que possibilita a identificação de competências instaladas e competências a serem desenvolvidas, tendo por referência os desafios atuais e/ou futuros.
Como resultado desse trabalho a empresa e/ou lideranças terão um mapa das características de personalidade, competências e habilidades de seus profissionais para que, a partir dos resultados, sejam traçados planos de treinamento, desenvolvimento e promoções. Os resultados e análises obtidas podem ser também utilizadas em processos de seleção, promoção, treinamento e desenvolvimento, identificação de talentos e sucessão, entre outros.
A Cia do Desenvolvimento & Carreira utiliza um diversificado portfólio de ferramentas e técnicas, com vários níveis de complexidade (Questionário e Inventário da Carreira, Entrevistas por Competências, Estudos de Casos e aplicação de ferramentas específicas como PI, DISC, MPP e FACET5).
O Estudo de Clima Organizacional é uma das mais importantes ferramentas para Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico de Talentos Humanos.
O seu objetivo é mensurar o nível de satisfação dos profissionais com relação aos aspectos do ambiente organizacional. Com ela, usamos a percepção dos colaboradores para compreender o contexto em que estão inseridos, com a finalidade de promover melhorias nos processos, nas práticas e políticas.
O resultado final do Estudo de Clima Organizacional deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações. O Estudo de Clima é uma fotografia que fornece as informações necessárias para a formulação de novas estratégias visando a atração, desenvolvimento, engajamento e retenção de pessoas.
Etapas da Metodologia
Definição dos fatores a serem avaliados
Preparação dos instrumentos de pesquisa
Comunicação aos colaboradores sobre o processo
Aplicação do questionário e realização de entrevistas e focus group
Tabulação de dados e emissão de relatórios e infográficos
Análise e interpretação dos dados
Apresentação dos resultados e recomendações de planos de ação
Acompanhamento das ações implementadas
Para apoiar a expansão e o crescimento sustentável, as organizações precisam estruturar avaliações que mapeiem o desempenho dos seus profissionais.
A Cia do Desenvolvimento & Carreira assessora as empresas na estruturação e implementação do sistema de gestão de desempenho, bem como na elaboração de todas as políticas, ferramentas e práticas de avaliação de desempenho.
A avaliação de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho dos colaboradores. Desta forma é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o auto desenvolvimento.
Estruturação de Trilhas de Desenvolvimento e Ações Educacionais
Palestras, Seminários, Workhop, Convenções e Programas de Treinamento e Desenvolvimento
A partir da identificação das necessidades e desafios da empresa, desenvolvemos e conduzimos de forma customizada, cursos, palestras e workshops, com temas adequados e pertinentes às tais necessidades.
Desenvolvemos ainda eventos motivacionais tais como: convenções anuais, campanhas internas e ações de comunicação de suporte às ações educacionais.
Programa e Palestras já realizadas:
1. Programa de formação e supervisão de Mentores Organizacionais Internos
2. Como acelerar a senioridade em líderes muito jovens
3. Líderes de sucesso e seus diferenciais – É possível se transformar em um?
4. Cultura organizacional e resultados extraordinários
5. A síndrome do impostor
6. Equilíbrio possível entre o Pessoal e o Profissional – Qual o caminho?
7. Os desafios da 1ª gestão
Coaching e Gestão da Carreira
Executive Coaching, Life Coaching, Coaching Sistêmico, Orientação Profissional e de Carreira.
O Coaching de Carreira é uma das modalidades do Coaching. Utiliza-se de uma metodologia com ferramentas voltadas para o auto conhecimento e alcance de objetivos com foco na carreira (estágio atual e estágios futuros). Tem por finalidade apoiar o indivíduo para que tenha mais clareza sobre seus objetivos profissionais e projetos de vida, identificando como sua profissão e seu trabalho poderão satisfazer suas necessidades de realização pessoal, social, emocional e financeira.
O Coaching de Carreira possibilita que a pessoa identifique e desenvolva as competências necessárias para que possa ter mais êxito no próximo estágio e nas próximas escolhas da vida profissional. No processo de coaching de carreira, o individuo consegue acessar um nível máximo de clareza em relação às escolhas e possibilidades de atuação profissional, mais compatíveis e alinhadas aos seus valores, projeto de vida e prioridades.
O coaching executivo é um processo que eleva a tomada de consciência sobre si, potencializa e acelera o autodesenvolvimento, promovendo mudanças por meio do aporte e desenvolvimento de novas competências e novos comportamentos. O processo de coaching libera o potencial da pessoa para maximizar o seu desempenho e alcançar resultados e metas superiores. O coaching ajuda o cliente a atingir o seu melhor e a produzir os resultados que ele quer na sua vida profissional e pessoal. Tem por finalidade apoiar o indivíduo para que desenvolva comportamentos e estratégias consonantes com seus desafios e objetivos.
Resultados do Coaching Executivo:
1. Competências aportadas e desenvolvidas no coachee (de acordo com o diagnóstico e necessidades mapeadas no Assessment face aos desafios atuais e futuros);
2. Plenitude e maior possibilidade de sucesso na posição gerencial, uma vez que o coachee realiza as mudanças necessárias;
3. Maior clareza em relação às competências e comportamentos que requerem desenvolvimento para permitir que o profissional evolua nos seus desafios de carreira e vida pessoal;
4. Aprimoramento e desenvolvimento profissional com foco nas competências necessárias (acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual);
Os resultados de um processo de coaching são percebidos por aqueles que convivem com o coachee nas mais variadas dimensões e papéis em que se relaciona.
Desenvolvimento Emocional de Líderes
Gestão das Emoções no mundo corporativo. Lideranças que vivenciam os desafios de gerir a si mesmo e os outros.
Programa que tem como objetivo promover encontros coletivos, com espaço para provocações, reflexões e tomada de consciência em relação à gestão das emoções, gerenciamento do nível de estresse X cobrança pela eficiência e produtividade, construção de relações de confiança e segurança psicológica.
Outro objetivo é proporcionar aos líderes a tomada de atitudes conscientes e alinhadas à uma atuação mais protagonista no enfrentamento do contexto atual e seus desafios, bem como permitir uma postura mais assertiva na liderança de suas equipes. Por fim, os encontros visam habilitar o líder a entrar em contato com suas emoções para estar apto a lidar com as emoções de sua equipe.
Programa com 20 horas de duração, distribuídos em 5 sessões temáticas:
1. Autoconhecimento – a base da liderança
2. Gestão das Emoções
3. Competências emocionais e comportamentos necessários para a liderança
4. Relações de Confiança e Segurança Psicológica
5. Priorizando as pessoas
Soluções customizadas
Além de todo o portfólio citado, desenvolvemos soluções específicas que vão ao encontro das necessidades de nossos clientes.