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Viagens de férias além de terem como objetivo o descanso, passeios, cultura, gastronomia e prazer; podem ser aproveitadas também como fonte de ampliação da visão de mundo e de aprendizados campo pessoal e corporativo.
Ao passar recentemente alguns dias numa região de Portugal chamada Alentejo, tive algumas vivências, experiências e principalmente encontros onde aprendi algumas lições que quero aqui compartilhar com vocês.
Ao chegarmos (meu marido e eu) em um hotel rural num lugarejo chamado Monsaraz e desconfiados de que três dias ali seriam excessivos, foi pedido à atendente que reduzisse a estada para um dia. Esta, muito educadamente, mas de forma assertiva nos disse que poderíamos manter os três dias já programados pois teríamos muito o que ver, passear, aproveitar e prontamente nos colocou um mapa nas mãos. Ficamos…
Nessa mesma noite, subimos ao Castelo Medieval de Monsaraz, um monumento Nacional! Lá fomos atendidos num café/restaurante, por um jovem garçom. Percebendo nossa dúvida no que escolher, ele veio de forma firme e assertiva e nos sugeriu o prato e o vinho. Tudo de muita qualidade e sabor!!!
No dia seguinte visitamos uma vinícola, segundo soubemos depois, a maior, a mais moderna e profissional cooperativa de Portugal. Fomos recebidos por uma profissional que nos explicou todo o processo de produção e armazenagem dos vinhos. Posteriormente levou o grupo de seis pessoas para a degustação dos vinhos. Conversa vai e conversa vem, falamos sobre um vinho que tomamos na noite anterior, no castelo e pedimos indicação de um bom lugar para almoçar ali naquela região. A senhora nos indicou o local, ligou para o dono do restaurante e nos presenteou com a referida garrafa de vinho!!!
No restaurante, fomos recebidos pelo dono do estabelecimento e este contou-nos preciosidades sobre a região, o vinho, o pão, o azeite e tudo o mais com toda a sua simplicidade, segurança, assertividade e confiança no que entrega.
Pois bem, Portugal como vários países da Europa está em crise, por lá tem corrupção também!
O Alentejo é uma região que sofre forte concorrência do turismo com outras partes do país, a exemplo do Norte, da capital Lisboa e da costa litorânea, o Algarve. No entanto, o que se lê de toda essa narrativa é que as pessoas “vendem e entregam” o que tem de melhor de forma integrada. Elas são simples sem ser simplórias, são assertivas, persuasivas e influenciadoras, conhecem seu produto, e se sentem seguras quanto à qualidade dele. Orgulham do que têm e são, e assim, possuem o sentimento de pertencer àquele lugar.
O que tudo isso tem haver com o mundo corporativo?? Convido você a refletir sobre tudo isso!!
Escrito por CARLA LIMA
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Este artigo retrata questões fundamentais para o exercício da capacidade de sempre tirar proveito das circunstâncias que nos rodeiam. Muitas vezes perdemos a oportunidade de conhecer novas realidades e contextos e trazer estes aprendizados para o nosso dia-a-dia, pela falta de humildade e abertura para aprender com a simplicidade do outro.
Parabéns pelo artigo e pela capacidade de retratá-lo de uma maneira tão simples!